quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma experiência em educação

Escola: Dr. Gabriel Carneiro Martins
Cidade:Londrina-Pr
Realizada pela orientadora educacional
com especialização em Deficiência Mental
Aparecida de Mesquita Werner
Formação:Pedagogia:habilitação em Orientação Educacional e Magistério
Especialização em Deficiência Mental
Anos: l977/l983
Séries: primeira a quarta séries do primeiro grau
idade: 6 a l2 anos
caracterização da clientela escolar: classe média
horário: l3,30h às l7,30h
número de alunos: + ou - 270 alunos divididos em 8 turmas
número de sessões em cada sala: o1 por semana(8 sessões na semana)
Áreas atendidas:
escolar
psicológica
saúde
social
recreativa
profissional

Escolar:
-caracterização e divisão de turmas
-orientação ao aluno novo:
-conhecer a Escola:
-os seus responsáveis;
-meus procedimentos na Escola:
-orientação na transição da quarta para a quinta série(terceira e quarta séries com rodizio de professoras: português, matemática e estudos sociais
-verificação do rendimento escolar de cada aluno
-contato com pais sobre o rendimento escolar dos seus filhos
-o viver em grupos:
-pequeno grupo-sala de aula;
-liderança:
-qualidades de um líder;
-eleição para presidente de turma(3 a 4 séries)
-estabelecimento de normas para cada turma(escolhidas pelos alunos), para o bom relacionamento alunoX alunoe alunoxprofessor( 3 e 4 séries);
-aquisição de bons hábitos de estudo;
- respeito na convivência com o outro;
-amor:amizade,como nos tornamos amigos,duração da amizade.
-noções de higiene
-cidadania
-relacionamento:ira,cólera,inveja, só faz mal para quem a sente
-conhecer-se e construir-se
-participação em conselho de classe
-lazer
-orientação especial aos alunos que apresentam problemas de ajustamento escolar,social e psicológico
-solicitação aos pais para manter diálogo com seus filhos
-conscientizar para uma escala de valores
-encaminhar alunos para órgãos especializados: clínicas psicológicas UEL e Cesulon)
saúde:
-atendimento de alunos com problemas de saúde, encaminhá-los aos diversos órgãos especializados:Hospital Universitário, Oftalmologista, fonoaudióloga,clinico geral,neurologista, Iles, Ilece,e outros
-realização de exames simples de:
-acuidade visual(tabela de Kneller)
-acuidade auditiva( exame rudimentar de audição)
-exames de laboratório( levar para exame, quando for o caso)
-datas comemorativas:dia do estudante, dia da criança, dia do professor,dia das mães,páscoa,dia dos pais,etc.
-auxiliar alunos carentes de recuros econômicos
-falar sobre idosos:
-campanhas para auxiliar idosos (Lar São Vicente de Paula, etc)
- reunião com pais sobre os mais diversos assuntos referentes aos alunos
-utilização de palavras como: obrigado, por favor, desculpe, bom dia,etc.
-utilizar dinâmica de grupo
-propiciar ao aluno horas de lazer:
-sessão de jogos( xadrez, dama, dominó, vareta e outros)
-leitura(biblioteca infantil)
-ouvir música( com exercícios: relaxamento, desenhos, redação sobre algo que viu,ouviu, relato de algum fato acontecido que a música lembre,etc)
-textos: de Michel Quoist, O Pequeno Príncipe, poesias de Cecíla Meireles,etc.
-jogos de amorização
-olhar e ver( observação de si mesmo,do outro, de uma flor, de uma folha, etc)
-discriminar os sons( fechando os olhos ou não)
área profissional:
- pela observação de pessoas trabalhando, a valorização do trabalho, conversas com alguns profissionais, pequenos textos sobre a valorização do trabalho, etc.
Agradecimentos:
Dr. Flávio Dantas Canário
Dra. Eliana Pacheco
Dr. Sérgio Pacheco
Dr. Nuno Balalai
Dra.Olga Tomazini
Equipe de Apoio:
Professora Elsie Maria Pereira da Silva-socorrista
Socióloga Maria Helena S. Nascimento
Professoras:
Marlene Masso Capriglione
Edir Campreguer Santos
Claudina Ednir Cellegari
Luci Guedes Bereta
Maria Santana de Souza
Josefa Aparecida Dias
Maria Nadir C. Panchoni
Laura Sanches da Silva(im memorian)
Elza Satiko Nakamura
Vilma Maria Orsioli
June Gonçalves de Azevedo
Tela de Fátima Pozzobon
Helaine Moura Oliveira
Marinilce Ferreira dos Santos
Aparecida de Lujan S. Caleffi
Isaura Mieko O. Arai
Rosilena Giatti Rodrigues
Clelia Terezinha C. Varela
Edenir G. Pelissari
Conceição Masironi Andrade
Maria Aparecida Sellman
Coordenadora de primeira a quarta séries:
-Leonor Dinardi Borges
Diretora:
- Irene Ortiz
ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES
-1978:CONVÊNIO COM O DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DE UEL: DUAS ESTAGIÁRIAS( BETH E SANDRA), DO NONO PERÍDO DE PSICOLOGIA, FIZERAM SEU ESTÁGIO NA ESCOLA, OBSERVANDO O PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO,CORPOS DOCENTE E DISCENTE, A FIM DE LEVANTAREM OS PROBLEMAS EXISTENTES, POIS SENTIU-SE A NECESSIDADE DE UM TREINAMENTO PARA PROFESSORES.
-1979:TREINAMENTO PARA TODOS OS PROFESSORES QUE QUISESSEM PARTICIPAR, NA ESCOLA, UMA VEZ POR SEMANA, COM DISPENSA DE ALUNOS POR 1(UMA) HORA MAIS CEDO.CURSO DADO COM DURAÇÃO DE UM ANO PELAS ESTAGIÁRIAS
ACIMA CITADAS,ORIENTADAS PELA SUPERVISORA DE ESTÁGIO, DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UEL.
-1980: PRESENÇA DE UM ESTAGIÁRIO DE PSICOLOGIA, PARA DAR ATENDIMENTO AOS PROBLEMAS SURGIDOS.
-1980: CRIAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA NO ESTABELECIMENTO
-1980: INÍCIO DO FUNCIONAMENTO DE CLASSE ESPECIAL
-1980: MUDANÇA DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE 1 A 4 SÉRIE
Bibliografia:
Livro: Associação orientadores de Minas Gerais-l980
-Educar para a responsabilidade:Maria Junqueira Schmidt
-Mergulho no inconsciente:Paddy Chauefski
-Ensinando à criança:Alaide M. Marcozzi e outros
-Teorias de Aconselhamento: Ruth Sheeffer
-Tratamento de distúrbios de aprendizagem:Robert Valett
-Supervisão e currículo Org. Arlette D'Antola
-Escola nova, tecnicismo e educação:Guimar N.Mello
-Educação crítica e seu método-J.Simões jorge
-A criança aprende brincando:P.M.Pikardi
-Atividade na pré-escola:Idalina Ladeira Ferreira
-Fundamentos de Orientação Educacional:Wilma M.A.Penteado-organizadora
-A criança auto-confiante:Jean Yoder e Willian Proctor
-Orientação Educacional:Maria Junqueira Schimidt
-Deficiência mental:Comissão conjunta em aspectos internacionais de DM
-Orientação e desenvolvimento do potencial humano:Oswaldo B. Santos
-Pedagogia da educação sexual:Claude Lejeune
-Princípios básicos de currículo de ensino:Ralph W. Tyler
-Orientação profissional- um diagnóstico orientador:Selma G. Pimentel
-Orientação Educacional: Áurea C. Sigrist
-Dinâmica de OE:Ilka Neves
-Sociologia da Educação:Paulo Meksenas
-Aula como processo:Juracy C. Marques
-Sociedade sem Escola:Ivan Illich
-Educação e Contradição:Carlos R.J.Cury
-Planejamento em OE:Heloisa Luck
-Disfunções psicossociais do menor carente:Heloisa Luck
-Orientação Educacional-sessões coletivas-Marília da Silva Abrão
-Dinâmica de grupo e relações humanas-Silvino José Fritzen
-O relacionamento de ajuda- Robert R. Carkhuff
-Como se realiza a aprendizagem-Robert M. Gagné
-A educação do aluno lento-George Orville Johnson
-Psicologia Educacional-Lannoy Dorin
-Orientação para escolha profissional-Robert L.Gibson

-SE TIVESSE QUE REALIZAR ESSE TRABALHO HOJE, ACRESCENTARIA:
-CONHECER A PESSOA DE JESUS, SEM SECTARISMO
-LEITURA DE LIVROS DO DR. AUGUSTO CURY SOBRE EDUCAÇÃO E SOBRE JESUS
-INÍCIO E DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL(COLOCAR EM PRÁTICA).
- ESTUDO SOBRE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, livros Celso Antunes
Esse trabalho foi copiado de Planejamentos semestrais de Orientação Educacional e Relatório de Atividades Anuais, enviados para a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, e estão de acordo com originais em posse
da referida professora, junto com material de anotação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário