sábado, 16 de abril de 2011

Arte retomada, vida resgatada- Nelson Sato- Folha de Londrina-l2/04/2011

A artista plática Cy Mesquita, 69 anos, voltou a respirar arte. Vítima de depressão, ela ficou quase duas décadas longe do ateliê, atravessando os dias à base de remédios. Há dois anos, abriu a janela para deixar o sol entrar em sua vida emocional.Com esforço, removeu os escombros que a paralisavam e retomou as atividades criativas, com ênfase na produção de esculturas.
É essa produção que ela mostra na exposição "- Resiliência", cuja vernissage ocorre hoje,
às 20 horas, na Casa de Cultura José Gonzaga Vieira, em Londrina. A individual reúne cerca de 40 peças em cerâmica, bronze fundido e resina de poliéster. A temática das obras aborda o amor em suas diversas representações sociais.
A exposição fica em cartaz até o dia 25 de abril.A artista explica que o título quer dizer "dar a volta por cima". "Estive doente durante 18 anos.Fiquei sem chão depois da aposentadoria(trabalhava como orientadora educacional) e de outros problemas pessoais, e passei a tomar antidepressivos, o que deixou minhas emoções adormecidas. Agora estou recuperando tudo o que fazia antes, é um resgate de mim mesma", conta ela.
  O "tudo" inclui não somente a produção de esculturas, mas também de pinturas e poesias. "Já participei de uma coletiva em Maringá(PR) e de duas edições da Mostra Zumbi dos Palmares. Também tive poemas incluídos numa coletânea publicada em Ibiporã(PR).Agora estou reaparecendo com uma exposição individual. Pela primeira vez vou colocar minhas obras sozinhas para o julgamento do público. Estou com muita expectativa", diz.
  Entre os projetos futuros está a publicação de um livro de reminiscências sobre Bela Vista do Paraíso(PR), sua terra natal. As lembranças, avisa ela, virão em forma de versos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário